Forte massa de ar quente e seco no Nordeste



Apesar de uma frente fria ter conseguido chegar até o sul da Bahia, a massa de ar quente e seco ainda continua forte entre o Estado de Sergipe e norte do Piauí. Por esse motivo a frente fria não consegue avançar e grandes volume já foram acumulados no sul e oeste da Bahia.


Nessa época do ano, ainda é normal que essa massa de ar seco atue entre Sergipe e Ceará. Entre agosto e novembro chove muito pouco nessas áreas. Normalmente, os volumes de chuva começam a aumentar em dezembro. Essa massa seca reduziu os valores de umidade do ar. Muitas cidades entraram em estado de atenção nesta tarde, de acordo com padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), com umidade relativa entre 30 e 21%. E algumas outras cidades entraram em estado de alerta.


Às 15 horas o menor valor de umidade registrado pelas estações automáticas do INMET foi de 11% em Patos, interior da Paraíba. Este valor coloca a cidade em estado de emergência, segundo a OMS. Em Arcoverde, cidade do agreste pernambucano, a umidade caiu para 12%, e em Serra Talhada, no sertão, para 13%. Além do ar seco, o calor também incomodou. Muitas cidades tiveram temperatura acima de 35ºC. Às 15 horas, fazia 38,8ºC em Jaguaribe, no interior do Ceará, 38,7ºC em Esperantina, no Piauí, e 38ºC em Pão de Açúcar, no Alagoas.


A imagem de satélite abaixo mostra bem essa divisão entre as nuvens da frente fria (manchas verdes e azuis) e a área onde o ar seco está mais intenso (mancha marrom).


 por Aline Tochio
Climatempo

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.