Morador do Crato tem carro do ´Rei do Baião´
Yaçanã Neponucena A Veraneio modelo 1976, usada para levar o artista para apresentações por todo o País, ainda circula pelas ruas do Cariri, já que o novo proprietário trabalha com propaganda volante pelas cidades (Foto: Yaçanã Neponucena) Na semana em que o Brasil comemora os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, um amigo do músico luta para que o Museu do Gonzagão, construído na cidade de Exu, ganhe mais uma peça: um carro que pertenceu ao "Rei do Baião".
A Veraneio modelo 1976, usada para levar o artista para apresentações por todo o País, ainda circula pelas ruas do Crato. Hoje, sob a posse do publicitário Francisco Luzimar Soares de Sousa, de 72 anos, que nos anos 70 prestou serviços de locução ao Mestre Lua, o veículo está em excelente estado de conservação e chama a atenção, principalmente das pessoas que conheceram o seu primeiro dono. Recentemente, como forma de conservar a beleza do automóvel, foram restauradas partes mecânica e a pintura, que voltou à cor original, o verde ouro. Em 1985, Luzimar comprou a veraneio.
Na época, ele pretendia manter um sistema de som destinado às atividades de publicidade volante, que era sua principal fonte de geração de renda. Há 27 anos, o carro circula em todo o Cariri anunciando eventos tradicionais, como as vaquejadas que eram realizadas por Luiz Gonzaga. Hoje, o atual proprietário acredita que o melhor lugar para a permanência do veículo é o Museu do Gonzagão.
Valorização Lá, o carro poderá ser contemplado por fãs de todo o mundo e será valorizado como ícone da cultura nordestina. Entretanto, o publicitário conta que não pode doar o carro, que é seu único instrumento de trabalho, devido a não dispor de recursos para adquirir outro. Ele pretende buscar parcerias com órgão do poder público, tanto do Estado do Ceará como de Pernambuco, para que possa torná-lo uma peça museológica. "Não quero explorar a memória de Gonzaga, que foi um grande amigo. O meu interesse é que este carro seja reconhecido como propriedade dele e volte para o lugar de onde veio.
Esse é um objeto pelo qual tenho muito zelo. Minha felicidade vai ser quando um dia ele for doado ao Museu", revela. O veículo ficou conhecido em todo o Brasil por ter sido utilizada nas viagens do Gonzagão e sua equipe para a realização dos shows. A veraneio foi emplacada pela primeira vez no Crato. O músico adquiriu o carro na concessionária Sodal, que tinha à frente da administração o popular comerciante Gilberto Mendonça. O endereço do documento do bem foi a Rua José Carvalho, número 437, a antiga residência do amigo íntimo de Gonzaga, o senhor Manoelito Parente, retratado em uma das músicas mais conhecidas do artista, "Eu vou pro Crato".
Antigos proprietários Com o crescimento profissional e ao ganhar fama nacional, o Rei do Baião, após utilizar o automóvel por dois anos, o repassou para o médico cratense Tarcísio Pinheiro Teles. Posteriormente, foi vendido ao farmacêutico Laércio Vasconcelos. O dono atual conta que precisou persuadir o colega para que este vendesse a veraneio. Ele diz que não teve problemas com mecânica. Para a manutenção, faz apenas pequenos reparos. Em maio de 1989, durante a última chegada de Luiz Gonzaga ainda em vida à região do Cariri, a veraneio foi levada até o aeroporto para buscá-lo.
Na ocasião, Francisco Luzimar, acompanhado do repórter Antônio Vicelmo e de seu filho Paulo Ernesto, do radialista Fran Pereira e de José Taveira, proprietário da casa de shows Gaibú Avenida - onde o Gonzaga fez apresentações -, fez uma homenagem ao artista. O grupo de amigos tocou, no som do carro, a música "Xote ecológico". Ao descer do avião, já de cadeira de rodas e ao reconhecer sua antiga propriedade, o Rei do Baião emocionou-se. Como forma de certificar e comprovar que a Veraneio realmente pertenceu a Luiz Gonzaga, Luzimar, por intermédio dos comerciantes Geraldo Pinheiro e Ageu Saraiva, buscou informações sobre os primeiros registros do automóvel. Solicitou ao Detran a certidão legal do documento, e hoje, com a papelada em mãos planeja expor o bem durante a festa de comemoração do centenário do cantor. O evento será de 13 a 16 de dezembro, em Exu Pernambuco.
Fonte: Diário do Nordeste
Leave a Comment